quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Peso Ideal e um Corpo Perfeito

Peso Ideal e um Corpo Perfeito

Peso Ideal

Alcançar o peso ideal, ter um corpo perfeito, para a maioria das pessoas, principalmente para as mulheres tem um significado muito importante, pois além de melhorar a auto-estima, o que é verdade, mas por outro lado, traz a idéia de solução para todos os problemas, o que seria um engano.

Isso acontece porque a idéia de um corpo perfeito, um peso ideal é praticamente impossível por ser muitas vezes irreal, e as pessoas acabam ficando desanimadas, pois fica impossível se encaixar dentro dos padrões de beleza que lhe são impostos.

Um dos métodos mais usados para fazer o cálculo do peso ideal seria o Índice de Massa Corporal (IMC):

IMC = P P = peso
A2 A2 = altura elevado ao quadrado Só que o IMC não leva em conta a estrutura óssea e a musculatura. Então, duas pessoas com alturas iguais podem ter pesos diferentes, pois suas estruturas ósseas e musculaturas podem ser diferentes, então não podemos compará-las simplesmente, sem levar esses fatores em consideração.

Existem outras formas de se calcular o peso ideal onde se mede o percentual de gordura, que podem ser feitas através das Dobras Cutâneas, da Bioimpedância ou do Dexa, esses métodos são mais exatos, só que são menos acessíveis.

No entanto muitas vezes estes métodos acabam desestimulando algumas pessoas, que, por estarem longe do seu “peso ideal”, acabam desistindo de fazer qualquer mudança.

Então, o que podemos concluir disso tudo, é que o importante é alcançar um corpo que seja possível, real, para cada pessoa, respeitando seus limites, com objetivo de melhorar tanto sua auto-estima quanto sua qualidade de vida.

Corpo Perfeito

Um bom começo seria mudar os hábitos alimentares, investir em uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, o que trará benefícios a sua saúde, buscando orientações corretas, em vez de seguir padrões de beleza que acabam sendo uma tortura por ter objetivos tão distantes da realidade.

Nenhum comentário: